O comunicador Tiago Leifert deixou a Globo em 2021
De acordo com Leifert, ele teria visto uma propaganda falsa com a própria foto em anúncios de remédio e loteria
O jornalista Tiago Leifert revelou fraude com a própria imagem devido a inteligência artificial. Nessa quinta-feira (18/01), o jornalista Pedro Bial havia compartilhado nas redes vídeo em que acusa a empresa Meta de permitir falsificação publicitária. Leifert, então, republicou a postagem e disse sofrer com a mesma situação.
De acordo com Leifert, ele teria visto uma propaganda falsa com a própria foto em anúncios de remédio e loteria. Já Pedro Bial, contou que viu seu rosto sendo utilizado em publicidade de produto contra a calvície. Ambos os casos teriam sido gerados por inteligência artificial.
No vídeo compartilhado por Leifert, Bial acusa a Meta. empresa dona do Facebook e do Instagram, de omissão nas questões, já que as propagandas são veiculadas nas plataformas digitais da empresa.
“Se a motivação é dos mercadores do falso remédio, o meio e as oportunidades são oferecidas pela Meta, que ainda lucra, ganha grana com esse golpe”, falou o jornalista.
A empresa Meta emitiu comunicado e disse que está aprimorando a tecnologia para combater as atividades suspeitas.
A inteligência artificial é um campo de estudo avançado na área da ciência da computação. Com o auxílio da tecnologia, as pessoas conseguem, por meio de programas, modificar fotos e vídeos, por exemplo. Em alguns casos, as pessoas conseguem até mesmo simular a voz de uma personalidade famosa cantando uma música que não é dela.