A PBH também especificou como será feito o reforço na fiscalização. Equipes da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob), Guarda Civil Municipal e BHTrans – que já realizam operações duas vezes na semana – passarão a ter quatro dias na semana reservados para as operações.

 

O objetivo da fiscalização é vistoriar a condição dos ônibus, especialmente em relação à segurança dos passageiros e operadores. Entre julho e dezembro do ano passado, foram feitas 2.466 operações de fiscalização, totalizando 38.869 vistorias.

 

Os veículos que estiverem com mau funcionamento dos elevadores para embarque e desembarque de pessoas com deficiência terão a Autorização de Tráfego (AT) recolhida e a remuneração complementar cortada – penalidades que, até então, não eram adotadas pela PBH.

 

Além das medidas anunciadas, a prefeitura anunciou que haverá uma operação especial de fiscalização durante o período de Carnaval. Técnicos da Sumob vão atuar nos quatro dias da folia para garantir o cumprimento dos itinerários e quadro de horário previsto. As mudanças de percursos e pontos de embarque e desembarque serão amplamente divulgadas para a população e deverão ser cumpridas na sua totalidade.