Na tarde desta quarta-feira (18/12), o Sebrae Minas entregou, em Paracatu, o Selo Sebrae de Referência em Atendimento a representantes de nove municípios do Noroeste mineiro. As Salas Mineiras do Empreendedor (SME) de Três Marias e Guarda-Mor receberam o Selo Ouro. Já João Pinheiro, Bonfinópolis de Minas e São Romão foram agraciadas com o Selo Prata, enquanto Arinos, Buritis, Morada Nova de Minas e Urucuia conquistaram o Selo Bronze. A premiação reconhece a qualidade dos serviços oferecidos aos pequenos negócios em cada município ao longo do ano.
O Selo é uma iniciativa do Sebrae para valorizar o trabalho de excelência das instituições parceiras da Rede Aqui Tem Sebrae. No Noroeste e Alto Paranaíba, 47 pontos de atendimento em 40 cidades integram a rede. Em 2024, mais de 19 mil atendimentos foram realizados na região.
Em todo o estado, quase 230 pontos parceiros foram certificados nas categorias Ouro, Prata e Bronze. “Minas Gerais é um dos maiores polos de empreendedorismo do país. Nossa principal motivação é promover resultados positivos para os pequenos negócios e contribuir para o desenvolvimento local. Quem ganha é a sociedade, que recebe atendimento profissional e de excelência”, afirmou Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Rede Aqui Tem Sebrae
Criada em 2020, a Rede Aqui Tem Sebrae tem como objetivo ampliar o acesso de empreendedores às informações e serviços do Sebrae Minas para a abertura e gestão de pequenos negócios. Desde sua implantação, a rede tem fortalecido a capilaridade da instituição no estado.
Em 2024, o Sebrae Minas conta com 58 agências próprias, mas sua presença alcança 510 municípios por meio de 630 pontos parceiros. Até novembro deste ano, a instituição realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos, sendo que 381 mil foram feitos em parceria com a Rede Aqui Tem Sebrae.
A rede é composta por instituições públicas, como prefeituras, e privadas, como associações comerciais, câmaras de dirigentes lojistas, universidades, sindicatos rurais e cooperativas de crédito. O foco é levar orientações para quem deseja abrir, diversificar ou expandir um negócio, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo local.