34 99983-8589

NO AR

Manhã com Deus

Com Maya Luna

Brasil

Por que declaração pré-preenchida do imposto de renda será liberada depois?

Publicada em 17/03/25 às 19:49h - 9 visualizações

por Rádio Noroeste fm


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Noroeste fm)

Foto: Google Maps


 A declaração do IRPF 2025 (Imposto de Renda Pessoa Física), ano-calendário 2024, começa hoje e vai até o dia 30 de maio. Mas a versão pré-preenchida só estará disponível a partir do dia 1º de abril. A informação foi confirmada pela Receita Federal na quarta-feira passada.

Questões técnicas atrasaram disponibilidade da declaração pré-preenchida. "Por uma série de questões técnicas, não foi possível aprontar a pré-preenchida a tempo", disse o auditor-fiscal da

Receita José Carlos da Fonseca. Então, para não atrasar o início da declaração, o Fisco decidiu liberá-la antes da disponibilização da pré-preenchida.

Informações da declaração pré-preenchida precisam ser confirmadas. Segundo Fonseca, o modelo deve ser atualizado com a comprovação dos valores. "Não é porque a informação está na pré-preenchida que ela está certa. Você precisa ter os comprovantes", orienta.

"Se aparecer na pré-preenchida alguma coisa que você não tem como comprovar, é melhor você tirar. Se você tem algo a comprovar que não está na pré-preenchida, é melhor você inserir", disse José Carlos da Fonseca, auditor da Receita Federal.

Após as prioridades previstas em lei, quem fizer a declaração pré-preenchida e optar pelo recebimento da restituição via Pix deve receber "primeiro". Segundo a Receita, a sugestão foi feita por contribuintes que haviam escolhido as duas opções no ano passado, mas as prioridades eram diferentes.

Contribuintes terão 74 dias para preencher e entregar declaração. O prazo de entrega vai das 8h do dia 17 de março até as 23h59 de 30 de maio. O período tem três dias a menos em relação ao ano passado, quando foi de 77 dias.

O QUE DEVE VIR NA DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA

Informações de identificação do contribuinte;
Rendimentos e pagamentos da DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias), DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) e Carnê-Leão Web;
Rendimentos isentos por causa de doença grave e códigos de juros (incluindo Rendimentos Recebidos Acumuladamente);
Rendimentos de restituição recebida no ano-calendário;
Contribuições de previdência privada;
Atualização do saldo de conta bancária e poupança;
Atualização do saldo de Fundos de Investimento;
Imóveis adquiridos no ano-calendário;
Doações feitas no ano-calendário;
Informação de criptoativos;
Conta bancária/poupança ainda não declarada;
Fundos de investimento ainda não declarados;
Contas bancárias no exterior.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 76679
Usuários Online: 40
Copyright (c) 2025 - Rádio Noroeste fm
Converse conosco pelo Whatsapp!