No sábado (17), a Secretaria Municipal e Saúde divulgou novos dados sobre o acompanhamento dos casos de dengue em Vazante. Eles fazem referência ao período de 1 de janeiro à 16 de fevereiro de 2024.
Conforme a Pasta, até sexta-feira (16), o município registrou 129 notificações de dengue. Desse número, 1 óbito está em investigação. O Departamento de Vigilância Epidemiológica alerta quanto ao alto risco de epidemia de dengue em Vazante este ano.
Analisando os dados dos últimos anos, janeiro se destaca negativamente, apresentando a 2ª maior incidência de casos comparado ao mesmo período nos últimos 10 anos.
O LIRAa/LIA – Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti de janeiro de 2024 emitiu um alerta: apresentando nota média de 4,7 (alto risco), revela ritmo acelerado de proliferação das larvas do mosquito, o que comprova as chances de epidemia no município.
Outro importante dado constatado é a alta predominância de recipientes positivos para as larvas nos quintais das residências. Depósitos de armazenamento de água ao nível do solo – recipientes plásticos, latas, sucatas, entulhos, tiveram grande destaque no relatório.
Os bairros com maior número de casos são: Novo Horizonte (32), Centro (15) e Serra Dourada (15).
A secretaria recomenda que a população faça a limpeza dos quintais e que não armazene objetos e recipientes que acumulem água.
ASCOM / PMV