Em comunicado oficial, a administração do hospital justifica a imposição desta medida como uma forma de conter o aumento de infecções por Covid-19, observado após o período do carnaval.
Desde a última quarta-feira (21), pacientes, colaboradores e visitantes da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas estão sujeitos à obrigatoriedade do uso de máscaras faciais. Em comunicado, a direção hospitalar esclarece que a medida foi adotada como precaução diante do aumento de casos de Covid-19 após o carnaval. Confira o teor do comunicado:
“A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, informa que levando em consideração a maior incidência de casos de COVID-19, o período pós-carnaval e também o fluxo diário de pessoas na instituição, foi adotado, desde a última quarta-feira (21/02), o uso obrigatório de máscara na instituição.
Esta medida é inteiramente preventiva, tendo em vista que a instituição não é ponto de entrada para casos suspeitos ou confirmados dessa patologia.
Cumpre ressaltar que, de acordo com as normativas, álcool em gel está disponível em pontos estratégicos e há dispensadores em todas as enfermarias, com reposição conforme necessidade.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas realiza buscas ativas diárias e controle de casos confirmados de Covid-19. Em situações de diagnóstico positivo, são implementadas medidas de isolamento e prevenção adequadas.”