A escritora mineira Carolina Maria de Jesus é tema do evento e de uma exposição literária no Centro Cultural.
A Prefeitura de Vazante, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, está engajada na IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura, cujo tema central são as afromineiridades.
Promovido pelo Governo de Minas e iniciado na última segunda-feira (15), o evento se estenderá até domingo (21) com várias atividades em bibliotecas públicas e comunitárias em todo o estado.
A grande homenageada desta edição é a escritora, compositora, cantora e poetisa mineira Carolina Maria de Jesus, que foi catadora de papelão, se tornou Doutora Honoris Causa pela USP e completaria 110 anos em 2024.
Autora de “Quarto de Despejo”, seu livro mais conhecido, Carolina de Jesus é natural de Sacramento, nascida em 14 de março de 1914, mas viveu a maior parte da sua vida na Favela Canindé, na Zona Norte de São Paulo, se tornando popular em 1960 por revelar o cotidiano da comunidade, onde faleceu em 13 de fevereiro de 1977.
Em Vazante, a programação da IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura inclui a exposição “Carolina Maria de Jesus – da Favela às Livrarias”, que será aberta ao público nesta sexta-feira (19), às 19 horas, no Centro Cultural, e se estenderá até o mês de maio.
“Trata-se de uma excelente oportunidade para que as pessoas conheçam e se inspirem no extraordinário trabalho de Carolina de Jesus e de outros autores negros brasileiros, que representam a diversidade e a riqueza da literatura nacional”, avalia Edyvan Fernando, diretor do Centro Cultural, convidando toda a comunidade a participar do evento.
Vz1