Pesquisa revela preocupante estado de saúde mental no ambiente escolar e justifica necessidade urgente de intervenção
O Anteprojeto 001/2024 foi apresentado e protocolado recentemente, destacando a importância de criar um ambiente escolar mais acolhedor e saudável para todos os envolvidos no processo educacional.
A iniciativa se justifica pelos resultados alarmantes de uma pesquisa realizada com alunos e professores do município. De acordo com a análise das respostas, 59,1% dos participantes afirmaram sentir-se desconfortáveis no ambiente escolar. Mais preocupante ainda, 85% relataram ter enfrentado momentos de solidão, ansiedade, depressão ou medo. Além disso, uma expressiva maioria de 97,8% dos entrevistados acredita que a implementação de um programa focado na melhoria das relações dentro das escolas tornaria o ambiente escolar mais acolhedor.
Esses dados indicam que uma parte significativa da comunidade escolar enfrenta desafios emocionais significativos, ressaltando a necessidade urgente de iniciativas que promovam um ambiente educacional mais saudável e acolhedor.
Os alunos representantes do projeto, Eduarda Gabrielly Ferreira Barra Costa Guimarães e Vitor Hugo Lacerda Carvalho, ambos do 9º ano, também destacaram a importância da proposta para o bem-estar da comunidade escolar.
Diante do anteprojeto apresentado, a diretora do Colégio SEV, Mônica Aparecida Araújo Pereira, solicitou apoio do poder legislativo e executivo, representados pelo Prefeito Dr. Jacques Soares. “Esperamos promover a melhoria da saúde mental nas escolas e, consequentemente, reduzir a violência, a evasão escolar, o desinteresse pela escola, o bullying e o abandono da profissão por muitos profissionais da educação”, afirmou Mônica.
A diretora finalizou seu apelo com um agradecimento, destacando a importância de que o plenário trate essa demanda com o compromisso e a responsabilidade que a comunidade escolar merece. O anteprojeto representa um passo crucial na criação de um ambiente escolar que não só educa, mas também cuida do bem-estar emocional de alunos e educadores.