Na manhã desta segunda-feira (25), a Escola Estadual Carolina Silva foi cenário de uma iniciativa transformadora: a culminância da Feira do Conhecimento, cujo tema central foi “Socioambiente de Vazante – Oficina do Futuro”. O evento, realizado das 8h às 10h, foi resultado de uma ação colaborativa que envolveu todas as disciplinas da escola, promovendo uma abordagem interdisciplinar da educação ambiental.
A Feira foi o ponto alto de uma série de atividades pedagógicas que conectaram os conteúdos curriculares a temas como espaço geográfico, conflitos socioambientais, turismo, economia local, urbanização, formação geológica, ocorrência de dolinas, química do solo e recursos hídricos. Cada disciplina trouxe sua perspectiva para enriquecer a compreensão dos estudantes sobre os desafios e as potencialidades ambientais da região de Vazante.
A iniciativa é parte da Oficina do Futuro, um projeto de educação ambiental crítica coordenado pelo professor de Ciências e Biologia, Henrique Mendes, e alinhado a uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade de Brasília (UnB). A proposta busca integrar a escola e a comunidade na construção de soluções para os conflitos socioambientais locais, valorizando o conhecimento científico e popular.
“Essa é uma oportunidade de unir forças entre as disciplinas e oferecer aos estudantes uma visão mais ampla e integrada dos problemas e potencialidades do nosso território. A educação ambiental precisa ser coletiva e interdisciplinar para fazer sentido e gerar impacto real na comunidade”, explicou Henrique Mendes.
Além de apresentações e exposições desenvolvidas pelos estudantes, o evento contou com a participação de professores das redes municipal e estadual, além de representantes da Superintendência Regional de Educação de Paracatu-MG. Essa ampla rede de colaboração reflete o objetivo maior da Oficina do Futuro: promover o enraizamento das ações de educação ambiental na escola, no município e no estado, garantindo sua continuidade como política pública.
A culminância da Feira do Conhecimento reforça o papel transformador da educação ambiental crítica, mostrando que, quando todas as áreas do conhecimento se unem, é possível preparar as novas gerações para agir de forma consciente frente aos desafios socioambientais locais e globais.