Dono da melhor campanha da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro passou pelo Tombense com facilidade na semifinal e voltou à decisão depois de dois anos. A última vez havia sido em 2022, quando foi derrotado pelo Atlético por 3 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, na final de jogo único. Hulk (duas vezes) e Nacho Fernández marcaram para os mandantes, enquanto Edu descontou para os visitantes.
Naquela oportunidade, o Atlético era considerado por muitos torcedores como o grande favorito, já que a equipe cruzeirense vinha de seu segundo ano consecutivo na Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time alvinegro havia acabado de vencer o Brasileirão e a Copa do Brasil do ano anterior.
Com o retorno do Cruzeiro à final, a reportagem de No Ataque buscou o paradeiro de todos aqueles jogadores que participaram da última decisão de título estadual da Raposa (veja na lista abaixo). Apenas dois atletas ainda têm ligação direta com o clube celeste.
O primeiro deles é o goleiro Rafael Cabral, que vive grande fase sob o comando do técnico Nicolás Larcamón. O outro é o zagueiro Lucas Oliveira, emprestado ao Real Valladolid, da Espanha, até junho de 2024.