Em um esforço para engajar e conscientizar os jovens sobre a importância da segurança viária, o Estado de Minas Gerais realizou o 1º Concurso de Redações Maio Amarelo. A iniciativa é voltada para estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas públicas estaduais de todo o estado. O concurso tem como objetivo incentivar a pesquisa e a reflexão sobre o tema da Campanha Maio Amarelo de 2024, além de promover o desenvolvimento da escrita entre os alunos.
Entre os premiados, destaca-se Emilly Cristina Corrêa dos Santos, aluna da Escola Estadual Afonso Corrêa, de São Brás de Minas, que conquistou o segundo lugar na categoria 1, destinada aos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Emilly, filha de Viviane Alves Corrêa e Jaberson Geraldo dos Santos, apresentou uma redação que impressionou os jurados pela profundidade e clareza de suas ideias sobre segurança no trânsito.
Os três primeiros colocados em cada uma das categorias serão premiados com uma viagem Gastronômica e Cultural a Belo Horizonte. Durante a viagem, os vencedores terão a oportunidade de visitar importantes pontos culturais, como os equipamentos de cultura da Praça da Liberdade e a região da Pampulha. O passeio culminará com um dia de lazer no Parque Guanabara, um dos parques mais tradicionais da capital mineira.
A cerimônia de premiação, que contará com a presença de representantes das escolas, das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), dos patrocinadores, dos estudantes vencedores e seus responsáveis legais, terá data e local definidos posteriormente. A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito será responsável por custear todas as despesas relacionadas às diárias e aos transportes dos vencedores e seus acompanhantes.