Foto: Reprodução
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu neste sábado (30) que os países membros do Brics não criem ou apoiem alguma moeda que substitua o dólar em suas transações. No post escrito em sua própria rede social, a Truth Social, Trump ainda ameaçou tarifar em 100% as transações dos países em questão com o mercado norte-americano.
Brics, originalmente, é um grupo de cinco países de economias emergentes que busca aumentar sua influência no mundo. A sigla vem das iniciais dos países que compõem o bloco econômico: B= Brasil; R=Rússia; I=Índia; C=China; S=África do Sul.
Desde janeiro deste ano, o Brics tem dez membros plenos. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se uniram ao bloco como membros permanentes Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
"Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana. Eles podem procurar outro 'otário'. Não há nenhuma chance dos Brics substituírem o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tentar deve dizer adeus aos Estados Unidos", escreveu Trump.
O Brasil está na presidência do grupo a partir deste ano e durante 2025 e a pauta de pagamentos em moedas locais é uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que quer ver os países membros menos dependente do dólar americano em suas transações comerciais. Lula falou abertamente sobre isso em outubro, durante reunião do Brics na Rússia.